quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tralhas: rua com elas

Vamos a um “suponhamos”. Suponhamos que aqui a totó até nem é daquelas que diz “faz o que eu digo, não faças o que eu faço” e foi logo a correr tratar de limpar e arrumar a casinha toda. Armário por armário, gaveta por gaveta, bibelot por bibelot. As paredes e tetos foram todos passados a lixivia, cortinados e tapetes lavados, tudo nos trinques.

Com estas voltas todas há sempre objetos, papéis, roupas, utensílios e lembranças que damos conta que estão cá por casa sem terem qualquer utilidade. Ora o nosso amigo Fengas diz que o entulho provoca energia estagnada, que atrapalha a prosperidade da casa. E isso ninguém quer.

Portanto, das duas, três: ou vai para o lixo/reciclagem, ou é doado, ou é vendido, ou é colocado a uso. Pronto, são quatro.

Tudo o que for jornais e revistas velhos, por exemplo, claro que vai direto para o ecoponto azul. Electrodomésticos que já não funcionam vão para o electrão. Utensílio, louças, ferramentas, móveis que já não use pode ser tudo doado a instituições de caridade.

Depois há as roupas e calçado. A mim custa horrores desfazer-me de qualquer item, por mais insignificante que seja, destes dois grupos. Mas vá, é por uma causa maior. Tudo o que esteja para aqui parado há pelo menos dois anos (pronto três), não vale a pena guardar e só está a ocupar espaço. Força totó, tu consegues!

Por fim, temos sempre em média 32,6 lembrancinhas de casamentos, baptizados, da tia-avó que nos veio visitar e da amiga que foi a Bali e nos trouxe um íman para o frigorífico. Estes casos mais sensíveis cada um trata à sua maneira. Eu estou inclinada a pôr tudo numa caixa e extraditá-la directamente para o sótão. Mas cheira-me que o meu mais recente amigo não vai gostar disso. Pode ser que não dê por ela.

Com todas estas mudanças começamos a abrir espaço na nossa vida para o novo, para novas energias, para tudo o que é próspero e bom. Não posso é entusiasmar-me demais com isto. Ainda chego ao fim e vejo que só fiquei com paredes, tecto, uma mesa e uma cama.

Sem comentários:

Enviar um comentário